Existem muitas etapas no processo de vendas que você deve abordar em seu site. Pense em pessoas visitando seu site como seus convidados. Pense em termos e conteúdos para informá-los, gerando valor para seu visitante.
Isso pode ser feito em uma loja virtual, site institucional bem estruturado ou em uma página para uma pequena empresa de serviços. Na verdade, um site onepage pode ser geralmente preferível porque é mais fácil fazer uma página parecer ótimo do que para um site de várias páginas;
Em toda a sua publicidade, em suas mídias sociais, no seu cartão de visita, em seus caminhões de entrega e em qualquer outro lugar. Otimize o design do seu site para obter resultados relevantes do mecanismo de busca. Embora existam muitas coisas que você pode fazer para aumentar suas chances de ficar bem posicionado no Google, a primeira coisa a fazer é garantir que você tenha vários conteúdos em suas páginas da Web que incluem as palavras-chave que você está tentando posicionar. (Confira mais dicas de SEO On Page.)
Segundo, o site deve parecer amigável. Por exemplo, apenas um monte de texto pequeno, mesmo que contenha um grande material, não é uma boa ideia.
Terceiro lugar, o site precisa ser relevante para o que está procurando. Os visitantes devem ver a confirmação instantânea de que o site é relevante para as informações que estão buscando. Se você é um negócio de serviços locais, as pessoas devem ver claramente que você domina a sua área de atuação.
Quarto lugar, a navegação deve ser fácil. As pessoas devem ser capazes de navegar no site onde é possível encontrar as informações que desejam rapidamente.
Além de sua proposta de venda única, você normalmente vai querer se concentrar nos motivos pelos quais seus clientes devem fazer negócios com você e não com seus concorrentes.
Então pense em como você pode “sussurrar” essas razões para os clientes e não gritá-las.
Você pode querer incluir um artigo especializado sobre um tema relevante em sua área de atuação, talvez até mesmo de autoria própria. Ou você pode citar seus anos de experiência. Talvez haja prêmios ou reconhecimentos que você possa mencionar, ou artigos de mídia com sua empresa que você pode se referir.
Depoimentos também podem ser importantes para estabelecer autoridade. Você provavelmente terá alguns clientes satisfeitos que permitirão que você os cite no site, sem usar seu sobrenome ou endereço.
Devemos descobrir quais são as razões mais comuns de porque que as pessoas não compram um produto ou serviço de você.
Então abordar essas justificativas em seu site é uma maneira de lidar com essas objeções com uma seção de perguntas e respostas. O melhor é ter algo curto, focando nas poucas objeções mais comuns, juntamente com respostas convincentes.
Portanto, para ter sucesso, você precisa engajar perspectivas e se conectar com seu público. Para engajá-los, você tem que mantê-los em seu site tempo suficiente para entregar sua mensagem de uma maneira que cause uma impressão positiva. Para se conectar com o público certo, você quer ter algum tipo de interação, como preencher um formulário, clicar no botão do WhatsApp, nutrir seu cliente com informações relevantes.
Na fase inicial de navegação, os prospects podem não estar prontos para chamá-lo para uma ação, por exemplo, ligar ou enviar um e-mail para obter informações adicionais. Talvez eles lhe forneçam seu e-mail, especialmente se você oferecer algo em troca. Geralmente, as empresas online oferecem uma assinatura gratuita de sua newsletter online ou informações gratuitas adicionais, como uma pesquisa ou relatório do setor.
Uma vez que você recebe o e-mail do cliente, você pelo menos quer enviar um tipo automático de resposta “obrigado pelo seu interesse”. Se você tiver tempo, você pode considerar enviar uma nota personalizada, mas curta, incluindo seu nome ou o nome de outra pessoa de contato. Desde que você não tente vender duro neste processo, você pode ajudar a solidificar o vínculo com a perspectiva e aumentar consideravelmente suas chances de chegar à próxima fase de venda.
Em seu site você tem que fazer com que as pessoas se sintam confortáveis para que eles possam ir para esses passos adicionais sem sentir que eles estão de alguma forma cometendo ou mesmo criando uma alta expectativa de que eles necessariamente vão comprar. Você pode fazer isso dizendo “por favor, ligue para nós ou envie um e-mail para obter mais informações.”
Da mesma forma, se fornecer uma cotação ou uma estimativa faz parte do seu processo de vendas, tente solicitar isso também. Algo como “Por favor, ligue e ficaríamos felizes em lhe dar uma cotação gratuita e sem obrigações.” É claro que as pessoas assumem que o orçamento é gratuito e que não há obrigação, mas especialmente quando se lida com os consumidores ajuda a tranquilizá-los.
Além disso, você deve considerar uma resposta rápida promissora aos pedidos de cotações, como “cotações grátis dentro de 24 horas”. Isso também tornará as pessoas mais propensas a responder.
Você pode oferecer algum incentivo para fechar a venda hoje. Estas são chamadas de ofertas “espetaculares”, pois não têm valor se não forem usadas imediatamente. Por exemplo, se você fornecer cotações ou estimativas, nesse momento você pode fornecer um pequeno desconto — ou melhor, um pouco mais de serviço ou presente — se o prospect se comprometer com sua oferta dentro de um curto período de tempo, como 24 ou 48 horas.
A maneira como você tenta superar isso é agradecer aos seus clientes pela venda. Então ofereça um caminho claro dos próximos passos e mantenha-os informados. Talvez você diga que o gerente de operações entrará em contato com eles para agendar o trabalho.
Da mesma forma, se você estiver vendendo um produto, mantenha seus clientes informados. Talvez isso envolva apenas dizer a eles quando se espera que ele envie, quando ele enviou, e quais são as informações de rastreamento.
Se eles não estão satisfeitos com o seu serviço ou produto, então você deve perguntar que eles lhe digam o que não gostaram, para não falarem da sua empresa em sites de mídia social. É algo que você pode corrigir? É algo que você precisa reembolsar parcial ou totalmente? Nos dias de hoje e era das mídias sociais, você precisa se esforçar para ter clientes satisfeitos. Um cliente feliz pode encaminhá-lo para três amigos, mas um cliente realmente infeliz pode mencioná-lo a 300.
Então, finalmente, algum tempo depois da venda, você pode querer fazer uma venda recorrente com seus clientes. Envie um cartão ou alguma informação extra, e mantenha sua empresa fresca em sua mente para uma possível venda nova.
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