Durante o uso no dia a dia, um recurso muito importante está disponível para nós; Os certificados de segurança SSL, que nada mais são do que arquivos com uma chave de criptografia sendo Um Par de chaves pública e privada. As chaves são utilizadas em conjunto para criptografar uma comunicação entre o visitante de um site, e o servidor onde este site está armazenado.
Mas, nem sempre foi assim… Durante um tempo, até o ano de 2009, era comum muitos websites não terem o certificado de segurança SSL, devido ao fato de que o custo para a geração do certificado era extremamente elevado na época, porém, com a possibilidade de emissão de certificados de segurança gratuitos disponibilizados por algumas certificadoras, agora é possível emitir gratuitamente um certificado de segurança e o instalar em poucos cliques, inclusive algumas empresas de hospedagem de sites e servidores cloud oferecem gratuitamente a implementação junto com o seu serviço criando uma tendência, tornando os certificados SSL não mais um luxo, mas sim uma necessidade.
Mas a partir de 2023 não mais será possível se conectar em sites sem certificados SSL. Com a facilidade na emissão do certificado SSL, agora é necessário que todos os sites possuam a criptografia implementada.
Ter certificado SSL não será mais o suficiente! Agora para permitir que a conexão entre um site e um usuário seja efetuada por meio do navegador, além do certificado digital, é importante que o site respeite a alguns padrões como por exemplo a implementação do cabeçalho HSTS, possuir termos de uso e não possuir relatos de malware indicados nos motores de busca. O intuito com a nova iniciativa da web é de diminuir a ocorrência de sites fraudulentos e aumentar a proteção no tráfego das informações com criptografia de ponta-a-ponta para os novos sites.
Fale Conosco Agora!