HSTS: Um novo paradigma de segurança para sites web

Mas a partir de 2023 não mais será possível se conectar em sites sem certificados SSL. Com a facilidade na emissão do certificado SSL, agora é necessário que todos os sites possuam a criptografia implementada. HSTS: Um novo paradigma de segurança para sites web.

HSTS: Um novo paradigma de segurança para sites web

Hoje em dia, estamos realizando cada vez mais transações digitais na internet. Ler e-mails, acessar portais de notícias, redes sociais, compras e ouvir músicas, são apenas algumas das atividades em que estamos muito acostumados a fazer em nosso dia a dia.

Durante o uso no dia a dia, um recurso muito importante está disponível para nós; Os certificados de segurança SSL, que nada mais são do que arquivos com uma chave de criptografia sendo Um Par de chaves pública e privada. As chaves são utilizadas em conjunto para criptografar uma comunicação entre o visitante de um site, e o servidor onde este site está armazenado.

Atualmente, os certificados de segurança são parte importante no desenvolvimento de sites e exigência mínima para o seu desenvolvimento, grandes provedores exigem a utilização do certificado, sob pena de não indexação nos motores de busca como Google, Yahoo, Bing e até mesmo, o Yandex.

Mas, nem sempre foi assim… Durante um tempo, até o ano de 2009, era comum muitos websites não terem o certificado de segurança SSL, devido ao fato de que o custo para a geração do certificado era extremamente elevado na época, porém, com a possibilidade de emissão de certificados de segurança gratuitos disponibilizados por algumas certificadoras, agora é possível emitir gratuitamente um certificado de segurança e o instalar em poucos cliques, inclusive algumas empresas de hospedagem de sites e servidores cloud oferecem gratuitamente a implementação junto com o seu serviço criando uma tendência, tornando os certificados SSL não mais um luxo, mas sim uma necessidade.

Atualmente um certificado SSL faz muito mais do que simplesmente garantir a proteção das informações trafegadas, também passou a ser exigência mínima para a criação de lojas virtuais, homologação de sistemas de emissão de notas fiscais, validação em redes sociais e muito mais!

Mas a partir de 2023 não mais será possível se conectar em sites sem certificados SSL. Com a facilidade na emissão do certificado SSL, agora é necessário que todos os sites possuam a criptografia implementada.

A partir de 2023, com a chegada do protocolo HSTS forced, os navegadores de internet passarão a exigir automaticamente o certificado SSL, e para o caso de que o site não possua o certificado, a conexão será interrompida por segurança. Grandes provedores e desenvolvedores estarão implementando essa tecnologia tais como Google Chrome, Microsoft Edge, opera, safari e até mesmo o Brave.

Ter certificado SSL não será mais o suficiente! Agora para permitir que a conexão entre um site e um usuário seja efetuada por meio do navegador, além do certificado digital, é importante que o site respeite a alguns padrões como por exemplo a implementação do cabeçalho HSTS, possuir termos de uso e não possuir relatos de malware indicados nos motores de busca. O intuito com a nova iniciativa da web é de diminuir a ocorrência de sites fraudulentos e aumentar a proteção no tráfego das informações com criptografia de ponta-a-ponta para os novos sites.

Referências:

Google Security Blog

Garanta o posicionamento da sua empresa na internet.

Faça seu negócio crescer, conquiste novos clientes e venda mais com a Eco Mind Digital.
Eco-Mind-Digital

Institucional

Serviços

© Eco Mind Digital – Agência de Desenvolvimento Web & Marketing Digital
plugins premium WordPress

dranataliabittencourt.com.br

Website Profissional + ID Visual

Desenvolvimento de um website profissional e identidade visual completa, deu mais credibilidade a marca e uma experiência ao usuário onde todas as informações relevantes dos serviços estão expostos de forma transparente e acessível.